Compartilhe

Produção Científica

A Shen, seus alunos e professores orientadores, compartilham com a comunidade os trabalhos acadêmicos produzidos em suas Pós Graduações de Acupuntura, Massoterapia Oriental, Fitoterapia e Alimentação em Medicina Chinesa e Práticas Integrativas e Complementares, desejando que as informações ofertadas aqui possam ser utilizada em benefício de pacientes por todo o país.

 

O uso da fitoterapia no manejo do aleitamento materno

 

Alexsandra Xavier do Nascimento

 

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo identificar o uso da fitoterapia brasileira e chinesa no manejo do aleitamento materno na literatura disponível, artigos científicos entre outras fontes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Os descritores utilizados foram: fitoterapia, fitoterapia chinesa, plantas medicinais e aleitamento materno. Com eles foram realizadas buscas nos bancos de dados da BIREME e em fontes bibliográficas. A amostra foi de 12 livros e 08 artigos. Os resultados relacionaram os fitoterápicos com o aumento da produção de leite, melhora do estado emocional da mãe e problemas comuns na lactação. A fitoterapia/planta medicinal sempre foi utilizada por mulheres que amamentam, fato que merece atenção. A utilização milenar dos fitoterápicos/plantas no aleitamento aponta para uma prática benéfica que merece ser estuda e incluída na formação dos profissionais de saúde. Há poucos estudos sobre o tema e sobre suas formas de utilização. Tais fatos revelam lacunas de conhecimento, fato que recomenda novos estudos.

 

A acupuntura como proposta de tratamento para a fibromialgia

 

Elias Bernard Akke

 

RESUMO: Fibromialgia é uma síndrome reumática caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, bem como pontos dolorosos específicos à palpação. A dor e inúmeros outros sintomas acometem os pacientes, que recorrem a vários tratamentos para amenizar as manifestações clínicas. Neste estudo de revisão bibliográfica, aborda-se a acupuntura como estratégia de tratamento para a fibromialgia, com base na visão da Medicina Tradicional Chinesa, para a qual a causa está relacionada com o desequilíbrio energético. A acupuntura apresenta-se como uma boa proposta de tratamento para melhorar os sintomas e as causas desse processo patológico.

 

Emoções na Medicina Tradicional Chinesa: a importância das emoções no processo de adoecimento e formas de tratamento através da acupuntura, chi kung e alquimia interior

Erick Migge dos Santos Guimarães

 

Quando o atendimento em acupuntura se resume em técnicas de agulhamento, falta aprofundamento do que está acontecendo com o paciente e orientação para as mudanças de atitudes necessárias para melhoria do quadro, especialmente quando as queixas são as emoções. O acupunturista não deve apenas estimular o yang do pulmão, dispersar a estagnação do chi do fígado, ou quitar calor do coração, precisa desenvolver a capacidade de ouvir, identificar as causas mais profundas do adoecimento e auxiliar o processo de transformação emocional utilizando o paradigma da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância das emoções no processo de adoecimento e formas de tratamento. Integrar os conhecimentos e técnicas existentes na MTC potencializa os atendimentos. O acupunturista compreende melhor os sentimentos, o processo de transformação emocional e o Shen do seu paciente, e com isto, faz um trabalho mais profundo e específico. A pesquisa nesta área é fundamental para o aprofundamento dos atendimentos e para a formação em Acupuntura.

 

 

Abordagens de diagnóstico e tratamento em medicina chinesa para distúrbios de acuidade visual: uma revisão de literatura

Fabrício Lisboa Veras

 

RESUMO: O referente estudo teve como objetivo buscar opções de tratamento para a visão dentro dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, onde, os indivíduos ditos usuários do serviço de saúde possam usufruir de um método simples e barato para o tratamento dos distúrbios de refração através de tratamento simples e direto tratando o indivíduo em sua “globalidade” não observando o órgão com problema, mas sim, a desarmonia do todo. Apresentando assim mais uma opção de tratamento pouco conhecida e que necessita de estudos e pesquisas. Demonstrou-se teorias de uso de pontos e massagens em locais específicos para solução dos distúrbios de refração.

 

A acupuntura na melhora do desempenho físico e qualidade de vida em atletas da associação de veteranos de basquetebol de Pernambuco.

 

Georgia Barbosa

 

RESUMO: Esportes recreativos são causas frequentes de lesões em adultos com idade avançada e, o basquetebol se destaca pela alta competitividade e por gerar inúmeros contatos físicos, sendo considerado imensamente lesivo no meio esportivo. A presença do sobrepeso, depressão e perda de massa muscular entre ex-atletas se massifica e a falta do preparo físico se torna alarmante. A prevenção da saúde é de fundamental importância para qualquer indivíduo e, atualmente promover saúde tem como propósito alcançar melhor qualidade de vida. A Medicina Tradicional Chinesa está ganhando adeptos com suas ações preventivas e manutenção do bem-estar. Segundo a Organização Mundial de Saúde a acupuntura se destaca pela sua efetividade e segurança. Alguns atletas profissionais e amadores estão aderindo à acupuntura na busca da regulação da performance. A presente pesquisa teve o intuito de averiguar a influência da acupuntura na melhora do desempenho físico e da qualidade de vida. O estudo ressalta percepções da ação da acupuntura e compara resultados de testes físicos específicos relacionados a resistência aeróbica, velocidade e resistência abdominal. Metodologia: Estudo experimental de corte transversal, clínico e de comparação de grupos. Amostra: dezoito atletas da associação de veteranos de basquete de Pernambuco, ambos os sexos com idade entre trinta e sessenta anos. Conclusão: A inserção da acupuntura no meio esportivo de atletas veteranos pode além de gerar benefícios no desempenho físico, contribuir como ferramenta de grande importância para uma melhor qualidade de vida.

 

 

A inserção da acupuntura no Sistema Único de Saúde (SUS)

Julyanna Almeida Naque Mergulhão

 

A acupuntura é uma das práticas integrativas e complementares pertencentes à Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste num conjunto de técnicas terapêuticas que buscam tratar o indivíduo como um todo, através da interação harmoniosa entre homem e natureza, agindo tanto na promoção, manutenção e recuperação da saúde, como na prevenção de doenças ou agravos. O objetivo do presente estudo foi discutir e ampliar o conhecimento de aspectos relativos á presença da Acupuntura no sistema público de saúde, discutir as facilidades e dificuldades deste processo e sensibilizar sobre a importância da sua aplicabilidade ser multiprofissional, não centralizada no profissional médico. O estudo é classificado como uma pesquisa bibliográfica, buscando conhecer sob o olhar de diversos autores, a inserção da Acupuntura no Sistema Único de Saúde (SUS). Entende-se que, partindo do ponto dos benefícios milenares e atuais cientificamente firmados pela acupuntura, a utilização da mesma no SUS só trás benefícios ao serviço. Verificou-se que é fundamental a sensibilização dos gestores públicos e a difusão das práticas entre os usuários da rede pública, para garantir a ampliação das formas de prevenção e cura de agravos, com uma concepção que prioriza o cuidado continuado, humanizado e integral. De acordo com a pesquisa realizada, essa prática ainda acontece abaixo do que seria necessário para a sua potencialidade. Por essas razões, recomenda-se a disseminação de estudos para fortalecer os benefícios da implantação da acupuntura no SUS.

 

Acupuntura e Amamentação: Um olhar sob a mulher no movimento de gerar

 

Lara de Araújo Miranda

 

RESUMO: O objetivo da pesquisa consiste em identificar e discutir a influência da acupuntura no aleitamento materno; compreender a visão da medicina tradicional chinesa na produção do leite materno; verificar as desarmonias ligadas à amamentação; evidenciar a atuação da acupuntura na produção e ejeção do leite materno. Sendo o artigo uma revisão narrativa, de abordagem qualitativa, busca explanar e divulgar o conteúdo abordado, pontuando determinados aspectos dessa delicada fase nos cuidados da mãe e do bebê. Uma vez que se expandem os estudos e pesquisas acerca da ampla temática, tornam-se de maior propriedade e conhecimento da população as diversas possibilidades de terapias que podem ser utilizadas desde o momento da gestação ao pós-parto, encontrando na acupuntura, uma fonte de intensa ajuda nas desarmonias decorrentes de uma estagnação ou deficiência no leite, por exemplo. Torna-se necessário, entretanto, maiores estudos sobre o conteúdo abordado, além de maior divulgação do conteúdo explanado.

 

Biossegurança na Prática da Acupuntura

 

Leandra Francisca Alves

 

A acupuntura, ciência milenar que pertence a um conjunto de conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, faz parte da política do Sistema Único de Saúde (SUS) e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de tratamento seguro e eficaz. A partir da crescente procura pelo tratamento com acupuntura, objetivou-se nesse estudo por meio de revisão de literatura, identificar normas e técnicas de biossegurança na acupuntura, identificando práticas de prevenção de acidentes. A busca pelo material foi feita através de livros, artigos, manuais e entrevistas sobre biossegurança e acidentes por acupuntura. Os estudos destacam a acupuntura como método seguro, desde que exercida por profissionais capacitados. Os acidentes que envolvem a acupuntura são lesão de órgãos, nervos e vasos, entre outros. Conclui-se que os riscos na acupuntura são mínimos quando as normas de biossegurança são seguidas e o profissional é habilitado.

 

O efeito placebo na acupuntura: uma discussão teórica e prática

 

Kamilla B. B. Alvarenga Silva

 

A acupuntura é um método terapêutico baseado nos conhecimentos da medicina tradicional chinesa (MTC), que consiste no uso de agulhas em pontos capazes de regular funções orgânicas e prevenir doenças. A abordagem terapêutica ampla da acupuntura contrasta com abordagem biomédica cientifica que utiliza métodos de estudos clínicos placebo controlados, para comprovação de terapias especificas. Esse novo paradigma holístico da saúde baseado na MTC, força uma visão sistêmica que leva em consideração fatores biopsicossociais e externos que podem estar envolvidos nos mecanismos de atuação do efeito placebo. O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura, de caráter discursivo sobre os mecanismos relacionados ao efeito placebo na acupuntura. A maioria dos ensaios científicos controlados encontrados, quase que na sua totalidade, estão focados na comprovação da eficácia da acupuntura sistêmica nos diversos tipos de patologias. No entanto foram encontrados também resultado positivos nos grupos controles associados a acupuntura placebo. Concluindo que os mecanismos de efeito psiconeurofisiológicos relacionados a fatores externos, como abordagem holística baseada no diagnóstico detalhado pela acupuntura possuem também uma alta relevância de atuação no efeito placebo na acupuntura.

 

Acupuntura no tratamento da paralisia facial periférica comparada à fisioterapia: uma revisão bibliográfica

 

Marcelo Jacy de França Padilha Filho

 

RESUMO: O presente artigo teve como objetivo coletar evidências científicas, realizando um levantamento bibliográfico, a fim de comparar o tratamento da Acupuntura à fisioterapia nas paralisias faciais identificando os pontos Acupunturais usuais capazes de otimizar o tempo de tratamento. Assim, evidenciamos que o tratamento com acupuntura é bem mais eficiente se levarmos em consideração o fator tempo quando comparado à fisioterapia isoladamente. Seriam interessantes que os estudos a respeito da Paralisia Facial Periférica integrassem ambas as terapias num mesmo período de reabilitação.

Efeitos da acupuntura no tratamento dos sintomas dolorosos de pacientes com enxaqueca

 

Rafael Oliveira Xavier da Silva

 

RESUMO: A enxaqueca é predominantemente um distúrbio neurovascular, que é caracterizada por ataques recorrentes de dor de cabeça unilaterais pulsantes de moderada a grave e afeta uma grande parte a população mundial. É mais prevalente nas mulheres e nos sedentários, mas ainda não se sabe ao certo a etiologia desse distúrbio. Na medicina chinesa os fatores emocionais são as causas mais frequentes de cefaleia, onde cada emoção interfere em um sistema energético específico, causando dores em regiões diferentes na cabeça. Essa revisão bibliográfica tem como objetivo investigar os efeitos da acupuntura no tratamento da enxaqueca.

 

A Formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo intercultural

Thereza Roberta Andrade de Barros

 

Resumo: A pesquisa teve como objetivo estudar a formação da identidade do professor de acupuntura, refletindo acerca dos desafios e decisões que possibilitaram a construção de uma carreira docente. Ao tempo em que desbravou alguns caminhos, discutiu a importância dos elementos culturais e filosóficos nos diálogos entre mundos diferentes, pontuando cuidados referentes a não hierarquização ou colonização dos conhecimentos. Com uma abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso, a pesquisa contou com a contribuição de professores pertencentes às escolas de acupuntura, localizadas na cidade do Recife e Região Metropolitana, que participaram de entrevistas semiestruturadas, divididas em categorias de análise, cujas impressões estão presentes ao longo do texto. Sem intenções de julgamentos ou comparações, o artigo põe em debate uma formação que percorre um caminho de paixão e autonomia, pontuando outras contribuições.

Outros Títulos de Interesse

 

A significação da acupuntura no Brasil: percalços de uma ecologia de saberes no ensino de saúde e seus reflexos na profissionalização

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFPE

 

Leila Massière

 

RESUMO: A ampliação do uso da acupuntura no Brasil acirra a disputa pelo direito de exercer a profissão, principalmente quando, após a comprovação científica de sua eficácia, a classe médica passa a pleitear a exclusividade da prática. Contudo, nos moldes da ciência ocidental pouco se sabe acerca de seus mecanismos de atuação. Tal lacuna vem sendo preenchida por um discurso que substitui o arcabouço teórico da medicina tradicional chinesa da qual a acupuntura se origina por alterações bioquímicas e neurológicas provocadas pelas agulhas. Para perceber diferenças entre os significados difundidos, voltamos o foco deste estudo para as instituições de ensino: comparamos os conteúdos programáticos de diversos cursos e o significado atribuído à acupuntura por seus coordenadores. Pudemos constatar que apesar da racionalidade médica chinesa ocupar a maior parte da carga horária de todos os cursos, os médicos exclusivistas buscam subordinar a acupuntura à racionalidade médica ocidental através de discursos científicos. Tal contradição faz emergir interesses ocultos: colonizar conhecimentos oriundos de universos culturais distintos capazes de desafiar a hegemonia da medicina ocidental contemporânea e da própria ciência moderna. O desvio no processo de tradução, que distorce o próprio conceito de acupuntura, traz implicações diretas tanto para os resultados dos tratamentos quanto para os rumos da profissionalização.