Qi Gong

 

É uma prática terapêutica em forma de exercícios que combinam movimento, posturas, respiração controlada, visualizações e concentrações, de modo a aumentar e harmonizar o fluxo da energia. Os pilares filosóficos da cultura chinesa – tais como o taoísmo, o budismo e o confucionismo – fornecem os fundamentos sobre os quais se desenvolveram estas práticas, que se apresentam como um maravilhoso sistema de aumento da saúde e prevenção das doenças.

 

Literalmente, Qi Gong significa “energia” (Chi ou Qi) e “habilidade, treino” (Kung ou Gong). Está profundamente ligado à Medicina Tradicional Chinesa, utilizando a teoria dos canais e pontos de acupuntura para a circulação da energia. Todos os sistemas do corpo são exercitados: os órgãos internos são massageados, as circulações de sangue e linfa são estimuladas, a capacidade respiratória é expandida, as articulações são mobilizadas, o tônus e o relaxamento muscular aumentam, assim como a capacidade de concentração e focalização.

 

Durante as aulas serão praticados:

 

Ba Duan Jin

Nei Kung

Sons de Cura

Sorriso Interior Cinco Elementos

Sino de Ouro

Lian Gong

Zhang Zhuang

Camisa de Ferro

Automassagem

Céu e Terra

 

Instrutor: Giuseppe Magaldi

Instrutor de Qi Gong e de Alquimia Interna Taoista pela Universal Healing Tao Foundation. Instrutor de Nei Kung pelo Instituto de Artes Marciais Filosóficas Bodhidharma. Formação em Qi Gong pela Academia de Ciências Médicas Chinesas de Beijing – China. Doutor em Acupuntura pela Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS). Docente dos cursos de Pós Graduação/Formação em Acupuntura, Massoterapia Oriental e Fitoterapia em Medicina Chinesa da Shen – Estudos de Medicina Chinesa.