Acupuntura Perinatal e Ginecológica

 

O Curso

A saúde feminina é guiada pela sua natureza cíclica, no ritmo da dança hormonal que a cada etapa da vida exige adaptabilidade psíquica e física por parte das mulheres. Menstruação, fertilidade, gravidez, parto, puerpério e menopausa são as etapas da vida reprodutiva feminina, guiadas pela energia Yin. O cotidiano da vida moderna impõe um modo de vida em que menstruar, engravidar ou lidar com a menopausa tornam-se problemas, causando distúrbios, doenças e sofrimento para aas mulheres. Os cuidados com a saúde da Mulher em Medicina Tradicional Chinesa são guiados por saberes milenares, baseados em um olhar próprio sobre a saúde, de caráter preventivo e integral, onde corpo e mente adoecem e curam juntos, a partir de técnicas não medicamentosas que buscam reequilibrar o organismo como um todo. Reconhecida pela Prganização Mundial de Saúde (OMS), a Acupuntura Tradicional Chinesa é uma opção cada vez mais procurada e vem trazendo benefícios para viver em paz com nossa natureza.

Público Alvo



Profissionais e estudantes de Acupuntura.

Programa


Módulo 1 – Acupuntura Perinatal



• Gravidez – Acompanhamento da gestação, embriologia chinesa, minimizar desconfortos da gravidez como dor lombar, enjoo matinal, refluxo, edemas, apresentação pélvica, indução de parto, leucorréias, problemas urinários, ecografia natural.

• Parto – dinâmica de parto, dilatação do colo do útero, fitoterapia para parto, aspectos emocionais, técnicas e manobras tradicionais não invasivas que facilitam o partejar.

• Puerpério – Involução uterina, aleitamento, mastites, depressão pós parto, cuidados com o corpo e as emoções, a importância do Resguardo, fortalecimento do organismo após parto.

Módulo 2 – Acupuntura Ginecológica



• Menstruação – Cólica, TPM, dor nas mamas, regulação do fluxo, dor lombar.

• Fertilidade – preparação do corpo para a gestação, dificuldades para engravidar.

• Menopausa – Fogachos, insônia, cefaleias, diminuição da libido, cançaso, diminuição da memória, dores.

• Doenças do Yin – Ansiedade, depressão, endometriose, ovários policísticos, miomas, abortos de repetição, leucorréias crônicas, enxaquecas, outros.

 

Professora Alice Rubini

Pós-graduada em Acupuntura (Shen), historiadora, socióloga, doula, possui especialização em saúde da mulher em MTC e cursos de técnicas e saberes de parteria tradicional desmedicalizada.