Compartilhe

Quem somos

Fundada na cidade do Recife em abril de 2005, a Shen – Estudos de Medicina Chinesa tornou-se referência de qualidade no Nordeste do Brasil.

Nossa missão é a de contribuir para que a forma oriental preventiva de enxergar a saúde esteja no dia a dia de nossa população e para que a Medicina Chinesa em sua forma original seja cada vez mais aceita e incorporada pela cultura brasileira, formando profissionais competentes, qualificados e comprometidos com a saúde e bem estar próprios e dos demais.

O corpo docente é o carro chefe da instituição. Apaixonados pelas Práticas Integrativas, em especial, pela Medicina Chinesa, pelo cuidado e pelo ensino, tem muita disposição em transmitir sua vasta experiência clínica e conhecimento teórico. Além de atenderem aos requisitos do MEC (50% são mestres ou doutores), a maioria deles tem treinamento na China ou no Japão. Para conhecê-los, clique aqui.

Iniciamos nossas atividades com o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Acupuntura, do qual já concluímos 15 turmas na capital e uma no interior do estado. Outras quatro estão em andamento.

Oferecer educação continuada é uma das metas de nossa instituição e a partir da credibilidade conquistada pela alta qualidade dos cursos, criou-se a demanda por novas Pós Graduaçôes.  Em 2013 abrimos vagas para Massoterapia Oriental, onde cadeiras comuns aos dois cursos (Ciclo Básico de Medicina Chinesa) fossem aglutinadas às técnicas de Massoterapia, já ofertadas na escola como formação livre, gerando assim uma possibilidade de maior titulação. O mesmo ocorre com Acupuntura Reflexa, iniciado em 2015.

Dominando Acupuntura, Massoterapia e Fitoterapia, os profissionais brasileiros teriam acesso a uma formação completa, como ocorre na China, país de origem desta milenar ciência. Daí a necessidade de iniciar – também de maneira sistematizada em formato de Pós Graduação – o ensino da Fitoterapia e Dietética. Desta forma o aluno pode entrar no universo da Medicina Chinesa pela terapêutica de sua predileção, para depois seguir com a educação continuada aproveitando as disciplinas já cursadas no Ciclo Básico.

Visando atender a demanda do SUS por profissionais qualificados gerada pela Portaria 971, iniciamos a Formação ou Pós Graduação em Práticas Integrativas e Complementares (2015), de modo a qualificar profissionais que tenham uma visão ampliada do processo saúde-doença, capazes de promover um cuidado global do ser humano, assim como estimular a autonomia e o autocuidado por parte do paciente.

Acresce-se a isso o objetivo de contribuir para a formação futura de um corpo docente capaz de dar um contorno acadêmico na formação de novos terapeutas para o mercado de trabalho, contribuindo num futuro próximo para a criação dos cursos de Graduação em Medicina Tradicional Chinesa, assim como maiores titulações, como as Pós Graduações Strictu Sensu.

Estando o bem estar físico e metal na base da saúde na visão da Medicina Chinesa, a partir de 2014 alunos e pacientes vem sendo convidados a participar de grupos de meditação na sede da escola, assim como a experimentar os exercícios físicos chineses, como Tai Chi, Kung Fu e Qi Gong, que começa agora a ser ofertado com regularidade, completando assim os Cinco Pilares Terapêuticos da Medicina Chinesa.

A Shen possui ainda um programa Estudos e Turismo na China, onde os conteúdos vistos ao longo do curso podem ser observados e vivenciados in loco. O programa inclui aulas teóricas e observações em Hospitais, em parceira com a WFCMS (Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa) e com a Academia de Medicina Chinesa da OMS em Pequim. Para saber mais, clique aqui.

1-Templo do Ceu (7)-001

Diretoria – Leila Massière

 

1-Buda Leshan (12)

 Coordenação – Bruno Souza

 

Dep. Financeiro – Renato Cavalcanti

 

1-1-1526388_803426679683851_1698256689_n

Secretaria – Maria Jussara