Fitoterapia para Acupunturistas (Profissionais e Estudantes)

O Curso

A fitoterapia é a principal ferramenta terapêutica da medicina tradicional chinesa. De acordo com as suas propriedades energéticas e seus efeitos de mobilizar o yin e o yang e os cinco movimentos no organismo, substâncias do reino vegetal, animal e mineral são usados para promover a saúde. As formulações são feitas em proporções tais que maximizam os resultados terapêuticos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações, proporções e interação com outras terapêuticas é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa na China.

O curso é oferecido em um formato que atende às necessidades de profissionais atuantes, viabilizando o comparecimento às aulas teóricas e práticas, possibilitando assim a completa assimilação do conteúdo.

As aulas teóricas são ministradas em um fim de semana de cada mês (sábado e domingo), nos períodos da manhã e tarde, perfazendo um total de 20 h/aula em cada mês, de acordo com o calendário do Curso.

O Ambulatório funciona de terça a sábado em horários variados (manhã, tarde ou noite) e o aluno agenda sua prática de acordo com sua disponibilidade.

O Programa fornece ao Acupunturista o domínio dos recursos internos, completando seu arsenal e ampliando sensivelmente seus resultados clínicos.

O aluno conhecerá as substâncias dos Reinos Animal, Mineral e Vegetal em todos os sistemas e disfunções energéticas e patológicas. Será apresentada a Matéria Médica (Estudo das Ervas Chinesas) e as Substitutas Nacionais, permitindo fazer a combinação adequada para cada paciente em Prescrições IndividualizadasEstudo de Casos Clínicos.  A seguir serão estudadas as Fórmulas Magistrais e Patenteados, compreendendo como as substâncias se inter relacionam dentro da fórmula, de modo que cada ingrediente afeta a ação de todos os outros, em interações complexas que garantem a eficácia das fórmulas chinesas. São ainda estudados Preparos de Fórmulas em suas diversas formas (tinturas, decoctos, cápsulas, etc).

Durante as Práticas ambulatoriais o aluno exercitará os métodos de avaliação e diagnóstico e indicações de Fitoterápicos e Dietoterapia de acordo com a Medicina tradicional Chinesa.

Programa

Introdução a Fitoterapia Chinesa

Matéria Médica – Substâncias Chinesas

Matéria Médica – Substâncias Brasileiras

Prescrições Individualizadas, Casos Clínicos e Preparo de Fórmulas

Fórmulas Magistrais e Patenteados,

Medicina Interna – Tratamento de Patologias Dolorosas, Padrões Respiratórios, Neurovasculares, Emocionais, Mentais, Gastrointestinais, Urogenitais, Dermatológicos,  Baixas de Imunidade, Infertilidade, Obesidade.

Público Alvo:

Acupunturistas e estudantes de Acupuntura.
A profissão de Fitoterapeuta é de livre exercício e está prevista no CBO 3221-25 (Classificação Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho, dentro da ocupação de Terapeuta Holístico.

O título de Formação comprova a capacitação para o pleno exercício da profissão.

Já o título de Pós Graduação Lato Sensu  (emitido pela Faculdade parceira em consonância com a resolução MEC  Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 e registrado no portal e-mec) pode ser obtido por acupunturistas mediante equivalência de grade e eliminação de disciplinas básicas entre os dois cursos. Além da clínica, habilita para a docência em nível superior e soma pontos em Currículo Lates para fins de Concurso Público.

Professores:

Prof. Woosen Ur (Coreia do Sul) 

Mestrado em saúde natural (WDU, Coréia do Sul), Graduado na Universidade Nacional de Seul na Coréia do Sul e na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa na China
de Beijing. Prof. Chefe do Departamento de Fitoterapia Chinesa no College de MTC de Calgary (Canada), Prof. de honra de MTC na Logos University (EUA), Diretor acadêmico de Associação de Saúde e Longevidade Hongik (Coréia do Sul). 


Prof. Fernanda Waterstradt Aio

Graduada em Farmácia e Bioquímica (Universidade Paulista), Especialista em Acupuntura (ABACO-CBA), Especialista em Fitoterapia Chinesa, Professora e palestrante de Fórmulas Magistrais Chinesas da TAIMIN.


Prof. José Sencini

Farmacêutico (UNAERP), Pós Graduado em Fitoterapia (EBRAMEC) e em Acupuntura (EBRAMEC e IPES), estudioso do uso comparativo de substâncias chinesas e brasileiras.


Prof. Ruggero Zalla

Mestre em Imunopatologia (UNIP),  Pós Graduado em Farmácia Homeopática (Instituto Lamasson) e em Acupuntura (CETN) e pela Academia de MTC de Beijing e Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS), graduado em Farmácia (UMP),  professor do curso superior de Farmácia, Engenharias e Psicologia na Faculdade Pitágoras em Jundiaí, Professor de cursos de pós graduação em diversas disciplinas na UNASP e SENAC e ICTQ. Tem experiência na área de Farmácia, Indústria e Manipulação de Fármacos. Docente nas áreas de Química, Toxicologia Farmacologia, Farmacotécnica, Bioquímica, Fitoterapia e Homeopatia. Atua também com Tutor no EAD da Pós graduação em Especialização em Saúde Pública, Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva na UNOPAR e foi Coordenador do curso superior de Farmácia (FAP).


Profa. Jamille Coelho

Especialista em Acupuntura
(Shen) e Fitoterapia em Medicina Chinesa (Shen), Consteladora Sistêmica (Instituto Constelar), Terapeuta floral (Shen), Formação em Ginecologia Natural e Florais da Lua (Anna Sazanoff) e Formação em Bênção Mundial do Útero (com Miranda Gray), Graduada em Jornalismo (Universo).