Terapias do Nascer

A mudança na forma de ver o parto através do movimento da humanização do parto e do nascimento, as complexidades alcançadas na construção dos laços familiares da última década, vem transformando profundamente as relações e a forma como a sociedade lida com o tema do nascer.

Identidades maternas em desconstrução, movimentos de mães que podem expressar as dificuldades da maternidade e ser acolhidas. A popularização da palavra “Puerpério” como um período de grandes desafios e transformações, colocam as mulheres em uma nova cena que descortina demandas muito maiores do que simplesmente cuidar de um bebê.

Identidades paternas abrindo espaço em um universo antes, apenas permitido às mulheres, colocando em processo toda a construção de masculinidade vigente até o momento.

Um bebê agora visto como um sujeito que possui memória, sensibilidade e que precisa ser visto e reconhecido como um ser repleto de cultura intra-uterina, de associação sistêmica com seus pais, pertencente à um sistema familiar complexo e vivo.

Todo este cenário gera demandas e abordagens específica, com o objetivo de encurtar caminhos de ajuda. Um terapeuta do nascimento é um terapeuta, mas sobretudo uma pessoa que possui um olhar sistêmico sobre todas as questões em torno do nascimento.

Este lugar – o do terapeuta do nascimento – se difere do lugar do médico, da parteira e da doula. Um terapeuta do nascimento é quem pode olhar para todo o processo de uma maneira ampla e saber os recursos necessários para contribuir com os sistemas familiares que se apresentam.

A formação das terapias do nascer é um caminho pensado metodologicamente nesta direção: preparar um terapeuta em alguém apto a compreender as sutilezas do processo perinatal, ao mesmo tempo em que prepara uma parteira/médico ou doula em um terapeuta com recursos efetivos de intervenção terapêutica.

Para aqueles que chegam do ponto zero do contexto terapêutico e do parto, terá oportunidade de gestar e parir um olhar/prática alinhados com o propósito maior desta formação: Contribuir para que a humanidade possa se tornar mais luminosa e consciente desde o nascimento. 

Público alvo

O título de Formação pode ser obtido por qualquer pessoa que possua o segundo grau completo.

Já o título de Pós Graduação Lato Sensu (emitido pela UNIFCV – Centro Universitário Cidade Verde, em consonância com a resolução MEC  Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 e registrado no portal e-mec) habilita também para a docência em nível superior, pode ser obtido por qualquer pessoa com diploma de graduação válido em território nacional.

Programa

Fundamentos das Terapias do Nascer
O masculino
Concepção consciente
O papel das crenças na formação do ser
O olhar sistêmico sobre o nascimento
Perinatalidade/Parentalidade
Os ciclos da vida/Setênios
Fisiologia, ação hormonal no parto e nascimento
Assistência ao parto com Base em evidência

Cuidados naturais na gestação, parto e pós-parto
Moxabustão
A pelve e a psicossomática
A doença como manifestação da alma: psicossomática.
Distócias emocionais e espirituais no parto
Criando seu mundo: Meditação e filosofia oriental
Visualização criativa e arte gestacional
Aromaterapia para o ciclo gravídico-puerperal
Florais no ciclo gravídico-puerperal
Aurículoterapia
Saberes tradicionais: rebozo e rituais
Pós-parto – cuidados e dinâmicas de fechamento
Medicinas e artes da placenta
Fitoterapia no ciclo gravídico-puerperal
Homeopatia no ciclo gravídico-puerperal
Psicologia do puerpério
Amamentação: muito além do peito
Simbiose/Exterogestação
Terapêuticas e bem-estar para o bebê
Estudos de casos e processos terapêuti

Professores

Alice Maciel

Ana Sazanoff


Terapeuta com formação em Ayurveda, Reiki e Reflexologia Aplicada. Guardiã do espaço Naya Terapias Ayurvédicas, focalizadora de círculos de mulheres, idealizadora do Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos e do Festival Brasileiro dos Sagrados Saberes Femininos, do Grupo de Estudos dos Saberes Femininos e do Maino’i-Vivencias para Mulheres. Viaja o País com Vivências do Movimento Plante sua Lua, com cursos de Ginecologia Natural, Medicinas Naturais para Mulheres e Saberes Ancestrais Femininos. Temazcaleira com bençãos para temazcal, e temazcal da lua (para mulheres), membro do Conselho de Busca de Visão pelo Fogo Sagrado de Itzachtalan e dançante do Sol. Ministra cursos e palestras sobre os ciclos femininos, saúde da mulher e produtos naturais. Canalizadora do sistema Florais da Lua para os ciclos femininos. Atende com Ayurveda, Ginecologia Natural e Florais da Lua. Participa continuamente de encontros de mulheres, encontros com abuelas, anciãs e parteiras e de cerimonias indígenas no Brasil e Peru. Palestrante do I Congresso On Line da Saúde da Mulher (2016) e do Festival de Xamanismo Para Mulheres (SP).

Ângela Santana


Ângela Maria Cavalcanti Alves de Santana, médica pela UFPE, Residência Médica em Pediatria no IMIP, Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Especialização em Homeopatia pelo Instituto Hahnemaniano do Brasil . Cursos Básico e Médico em Antroposofia pela ABMA( Associação Brasileira de Médicos Antroposoficos), representante da ABMA Regional PE no Colegiado Nacional e Coordenadora dos Cursos Básicos de Formação em Antroposofia na Saúde em Pernambuco.


Ana Farias

Ana da Fonte


Há 14 anos atua como facilitadora das Constelações Sistêmicas. Desde 2007 promove a Formação Internacional do método, em parceria com o Hellinger – Instituto Landshut da Alemanha, formando vários profissionais.
 
É Sócio -Fundadora do Constelar – Instituto de Práticas Sistêmicas do Brasil. Formada no método das Constelações com vários professores Internacionais como: Prof Lorentz Wiest, Marlies Wiest, DRº Úrsula Frank, Ingala Robl, Mumina, e Satyaprem, entre outros. Treinamento avançado de mais de 160h com Bert Hellinger, criador da técnica.
 
Especialista em Terapia Sistêmica pela UFPE, formação Internacional na prática Corporal Sistêmica com o mestre Mantak Chia ( Universal Tao).Criadora do Mapa Vivencial da Família, que favorece a ampliação da percepção sobre o padrão energético do sistema familiar que causam sofrimentos.
 
Atualmente escreve dois livros baseados nas experiências com clientes, ‘O Tao das Constelações’ e ‘Constelação – O Resgate da essência’. Consultora organizacional desde 1990. Engenheira Química (UFPE- 1982)
 


Ana Virgínia
Bruna Mazulo


Biomédica pela UFPE, Pós Graduada em Acupuntura pela Escola Shen, Pós Graduanda em Fitoterapia Chinesa no Taos Instituto, especialista em Acupuntura Avançada e Moxabustão, pela China Beijing International Acupuncture Training Center.
Formações em Reiki, Florais, Massoterapia Tui Ná, Fitoterapia Brasileira, Aromaterapia, Doula, Pediatria e Medicina Chinesa, e Infertilidade e Saúde Reprodutiva na visão da Medicina Tradicional Chinesa.


Bruno Souza

Dayvid Galindo


Jamile Coelho


Especialista em Acupuntura (Shen) e Fitoterapia em Medicina Chinesa (Shen), Consteladora Sistêmica (Instituto Constelar), Terapeuta floral (Shen), Formação em Ginecologia Natural e Florais da Lua (Anna Sazanoff) e Formação em Bênção Mundial do Útero (com Miranda Gray), Graduada em Jornalismo (Universo).


Josie Zecchinelli


Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo, Psicoterapeuta Corporal pelo Instituto Wilhelm Reich, é especialista em Psicologia da Saúde pelo ISPA/Lisboa, onde cursou o mestrado nesta área, o qual ainda está por concluir. É também psicoterapeuta perinatal, trabalha com acompanhamento psicológico de mulheres e casais no período da gravidez ao puerpério desde 2007, e como formadora em aulas e cursos para profissionais da saúde no âmbito das temáticas do ciclo gravídico-puerperal, desde 2011.

Leila Katz


Leila concluiu Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1996, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), com término em 1999. Tem mestrado em Saúde Materno-Infantil pelo IMIP (2002) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2007). Atualmente é coordenadora da UTI obstétrica do IMIP e professora da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Saúde Materno-Infantil do IMIP. Tem experiência em condução de ensaios clínicos e os seus principais interesses são: terapia intensiva em obstetrícia, humanização do parto e nascimento, medicina baseada em evidências e gravidez de alto-risco. É membro do Global Doctors for Choice e da Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras (Brasil) Mãe de três: Sara (1998), Maria (2001) e Nani (2009).

Leila Massière


Acupunturista pela Escola Tai Ji e pelo IMAM, Pós-Graduada em Acupuntura pelo IBPEX, Especialista em Acupuntura pela Academia de MTC de Beijing e pela e Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS), Auriculoterapeuta pelo Centro Internacional de Investigação e Formação em Auriculoterapia (Huang Li Chun), Graduada em Ciências Econômicas pela UFMG, Mestra em Sociologia da Saúde pela UFPE, Presidente do Conselho de Autorregulamentação da Acupuntura dos Estados do Nordeste (CRAENE), Coordenadora e Professora da Pós Graduação em Acupuntura e Massoterapia Oriental e Professora da Formação em Aurículo Acupuntura da Shen – Estudos de Medicina Chinesa.


Maiana Gomes


Maiana Gomes é Pós-graduanda em Fitoterapia e Alimentação em Medicina Chinesa pela Shen – Estudos de Medicina Chinesa, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura com especialização em ginecologia e obstetrícia, Doula, Aromaterapeuta, Consteladora sistêmica, Renascedora (Método Leonard Orr), Terapeuta floral (Amazônia e florais da lua),Thetahealer, Graduada em Geografia pela UFPE. Facilitadora do workshop de desenvolvimento feminino Confraria da Lua, Coordenadora e idealizadora da Formação e Pós-graduação Terapias do Nascer e Ginecologia Natural.

Manoel Adauto


Enfermeiro Obstetra, Gerente do BLH do CISAM, Supervisor do BLH do HMRA, Aconselhador em Aleitamento Materno pelo Ministério da Saúde. Coordenador assistencial da Residência de Enfermagem Obstétrica do CISAM.


Mariana Dornelas

Mônica Felts


Monike Cordeiro


Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, com formação clínica em Gestalt terapia. Terapeuta pelo Thetahealing, com mais de cinco cursos realizados na técnica.
Curso de Psicologia do Puerpério pelo Instituto Aripe.


Nicole Passos


Nicole Passos é Naturoterapeuta (Instituto de Saúde Dr. Bezerra de Menezes, 2008), Graduanda em Enfermagem(UFRN, 2020). Practitioner II de Florais de Bach pelo Bach Institute (2008), Terapeuta de Constelação Familiar, Fitoterapia, Aromaterapia  e Práticas Energéticas, Ministrante de cursos, oficinas e círculos terapêuticos, Doula, Moon Mother e Educadora Popular, com atuação focada em práticas integrativas e cuidados naturais para mulheres e crianças.


Schelly Santiago


Tatianne Frank


Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1998). Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é docente em diversas pós-graduações lato sensu. Organizadora da Capacitação em Parteria Urbana: Atenção ao Parto Domiciliar (RECIFE/PE). Atua no atendimento de partos domiciliares planejados. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-natal, parto humanizado, parto domiciliar, recém-nascido. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer – UFPE. Integrante do Statera Cursos e Consultoria em Recife/PE.


Viviane Maroja