Massoterapia Oriental

Formacao-Massoterapia-Inner

O Curso

 

As técnicas de Massagem do oriente vão muito além do mero relaxamento. Oriundas de culturas calcadas na profunda observação do homem e da natureza, as técnicas terapêuticas apresentam resultados surpreendentes no tratamento de indivíduos nas mais diversas circunstâncias, seja como única terapêutica ou aliada a outras práticas de saúde em equipes multidisciplinares.

O curso é oferecido em um formato que atende às necessidades de profissionais graduados e atuantes, viabilizando o comparecimento às aulas, possibilitando assim a completa assimilação do conteúdo: as aulas são ministradas no final de semana (sábado e domingo), nos períodos da manhã e tarde, perfazendo um total de 20 h/aula em cada mês, de acordo com o calendário do Curso. O aprendizado torna-se concreto durante as Práticas Ambulatoriais, onde os alunos executam as técnicas que aprenderam em sala de aula em horário extra-classe (de terça a sábado, de acordo com a sua disponibilidade).

O ensino é organizado em forma de módulos de acordo com o desenvolvimento lógico do conteúdo: inicia-se por 5 meses de aula teórica, permitindo uma consistente base teórica da Racionalidade Médica Chinesa, necessária à Massoterapia Oriental (todas as técnicas do curso baseiam-se nesta racionalidade). Nas aulas específicas de cada técnica, o professor transmite o conteúdo teórico específico, seguido da demonstração de cada manobra. Em seguida os alunos executam as manobras entre si, sob supervisão do professor.

 

Na elaboração do programa buscamos abarcar as dimensões da Racionalidade Médica Chinesa pertinentes à Massoterapia:

 

• Cosmologia: As Teorias de Base incluem conhecimento sobre a dualidade do Yin-Yang, as 5 Substâncias e os 5 Movimentos e disciplinascomo História e Filosofia Oriental vão aproximar o aluno do modo Oriental de pensar e sentir o mundo. Ao entender como se processou o pensamento dopovo do oriente ao longo dos séculos (em suas bases não cartesianas e não dicotômicas), torna-se mais fácil o entendimento da acupuntura como ciência.

• Morfologia: Em Estudo de Canais e Estudo dos pontos, conhecem-se as vias por onde transitam a Energia e os pontos de acesso à mesma.

• Dinâmica Vital: em Fisiologia Energética você aprenderá as Funções dos Órgãos e Vísceras e a formação das Substâncias.

• Terapêutica: São as diversas Técnicas de Massagens em si. Iniciamos pela Reflexologia Podal, uma técnica de massagem chinesa que atua demaneira reflexa, tratando as desarmonias de todo o corpo através de estímulos nos pés. De origem japonesa, o Shiatsu utiliza a pressão dospolegares para atuar sobre os canais da acupuntura, restabelecendo o equilíbrio da circulação da energia vital Qi favorecendo o corretofuncionamento dos órgãos, boa disposição física e emoções equilibradas. O Tuiná é uma ancestral massagem chinesa de grande poder relaxante. Seupoder terapêutico pode ser sentido tanto em sessões completas quanto em partes isoladas do corpo e é ideal para preparar a região acometida para aaplicação de agulhas de acupuntura ou manipulação vertebral. A Manipulação Vertebral é largamente usada no tratamento de desordens músculo-esqueléticas. Os alunos aprenderão testes e manobras para manipulação de Cervical, Torácica, Lombar e Quadril, com base no método desenvolvido por Robert Maigne, associado a elementos do americano Palmer e ainda princípios do fisioterapeuta neozelandês Robert Mackenzie. O Tuiná Ortopédico mobiliza as articulações acometidas, promovendo a diminuição da dor e ganhos de amplitude de movimento através do aumento do fluxo de Qi e flúidos corpóreos às áreas afetadas.

• Outras cadeiras fazem parte do programa. Com a Metodologia Científica, os alunos se prepararão para os Trabalhos Finais. Em Ética e Legislação o aluno conhece as diretrizes nacionais e internacionais que alicerçam esta terapia, as associações de classe e os princípios éticos que deve nortear todo profissional de saúde, em especial nas práticas integrativas e medicinas tradicionais. A disciplina Pedagogia Universitária tem como objeto de estudo o ensino, entendido como prática social da educação. A aula de Estudos de Casos Clínicos amarram a formação, com estratégias de tratamento e escolha entre as técnicas mais adequadas para cada caso.

Nosso corpo docente é o carro chefe da instituição. Apaixonados por Medicina Chinesa e pelo ensino, tem muita disposição em transmitir sua vasta experiência clínica e conhecimento teórico. Além disso, atendem aos requisitos do MEC: 50% são mestres ou doutores. Para conhece-los, clique aqui.

A Escola oferece formação continuada. São oferecidos cursos de Formação em Dietética Chinesa, Fitoterapia Oriental, Aurículo Terapia e Tuiná Massagem, que juntas possibilitam o acesso do aluno a todo o conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa. A Pós Graduação ou Formação em Acupuntura e em Massoretapia Oriental possuem um ciclo básico de 7 meses, permitindo que o aluno complete as cadeiras restantes para receber a dupla titulação.

A Shen organiza programas de Viagem de Estudos e Turismo na China onde os conteúdos vistos ao longo do curso podem ser observados e vivenciados in loco. O programa inclui aulas teóricas e observações em Hospitais, em parceira com a WFCMS (Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa) e com a Academia de Medicina Chinesa da OMS em Pequim.

 

Público Alvo

 

Profissionais de Saúde, Acupunturistas, Terapeutas e afins.

A Formação em Massoterapia Oriental habilitará para o pleno desempenho da prática clínica: a partir de uma base teórica consistente e de aulas práticas seguidas de experiência ambulatorial, permite a escolha e aplicação da técnica mais adequada para cada paciente.

Já o titulo de Pós Graduação Lato Sensu (em parceria com a Faculdade FAPI) habilita também para a docência em nível superior. Além disso permite os profissionais graduados em saúde a prestar Concurso Público, atendendo aos quesitos da Portaria 971 (Práticas Integrativas e Complementares).

 

Programa

 

• Teorias de Base da Medicina Chinesa
• História e Filosofia Oriental
• Fisiologia Energética
• Moxabustão
• Estudo de Canais I
• Estudo de Pontos I
• Reflexologia Podal
• Tuiná Massagem
• Shiatsu Massagem
• Manipulações Vertebrais
• Lian Gong
• Ventosaterapia e Sangria
• Guashá
• Tuiná Ortopédico
• Metodologia do Trabalho Científico*
• Cromoterapia**
• Práticas Integrativas no Sistema Único de Saúde
• Estudo de Casos Clínicos em Massoterapia

**Apenas para alunos de Formação
*Apenas para alunos de Pós Graduação

Professores

Nosso corpo docente é o carro chefe da instituição. Apaixonados por Medicina Chinesa e pelo ensino, tem muita disposição em transmitir sua vasta experiência clínica e conhecimento teórico. Além disso, atendem aos requisitos do MEC: 50% são mestres ou doutores. Para conhecer os professores, clique aqui.

Obtenção de Novo Título

A Escola oferece formação continuada. Todos os 5 cursos longos ( Acupuntura, Massoretapia Oriental, Fitoterapia e Alimentação em Medicina Chinesa, Acupuntura Reflexa e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) possuem um ciclo básico comum, permitindo que o aluno complete as cadeiras restantes para receber as demais titulações.

Acupuntura Pós + 9 aulas (180h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Massoterapia Pós
Acupuntura Pós + 10 aulas (200h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Massoterapia Formação
Acupuntura Pós + 7 aulas (140h/a + Prática Ambulatorial Específica)  = Fitoterapia Pós
Acupuntura Pós + 7 aulas (140h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Fitoterapia Formação

Massoterapia Oriental Pós + 15,5 aulas (310h/a + Prática Ambulatorial Específica)  = Acupuntura Pós
Massoterapia Oriental Formação + 14,5 aulas (290h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Acupuntura Formação

Fitoterapia Pós + 14 aulas (280h/a + Prática Ambulatorial Específica)= Acupuntura Pós

* Para a obtenção de um título que não esteja exemplificado acima, consultar-nos.

 

Oportunidade de Experiência na China

A Shen organiza programas de Viagem de Estudos e Turismo na China onde os conteúdos vistos ao longo do curso podem ser observados e vivenciados in loco. O programa inclui aulas teóricas e observações em Hospitais, em parceira com a WFCMS (Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa) e com a Academia de Medicina Chinesa da OMS em Pequim. Para saber mais, clique aqui.