Fitoterapia e Alimentação em Medicina Chinesa

FitoDietetica-Inner

O Curso

A fitoterapia é a principal ferramenta terapêutica da medicina tradicional chinesa. De acordo com as suas propriedades energéticas e seus efeitos de mobilizar o yin e o yang e os cinco movimentos no organismo, substâncias do reino vegetal, animal e mineral são usados para promover a saúde. As formulações são feitas em proporções tais que maximizam os resultados terapêuticos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações, proporções e interação com outras terapêuticas é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa na China.

O curso é oferecido em um formato que atende às necessidades de profissionais atuantes, viabilizando o comparecimento às aulas teóricas e práticas, possibilitando assim a completa assimilação do conteúdo.

As aulas teóricas são ministradas em um fim de semana de cada mês (sábado e domingo), nos períodos da manhã e tarde, perfazendo um total de 20 h/aula em cada mês, de acordo com o calendário do Curso. O aluno ingressa nas Práticas Ambulatoriais logo no início do Curso, em nível de observação.

O Ambulatório funciona de terça a sábado em horários variados (manhã, tarde ou noite) e o aluno agenda sua prática de acordo com sua disponibilidade.

 

Na elaboração do programa buscamos abarcar todas as cadeiras fundamentais a uma completa formação do Fitoterapeuta e Dietoterapeuta em Medicina Chinesa.

 

• Cosmologia: As Teorias de Base incluem conhecimento sobre a dualidade do Yin-Yang, as 5 Substâncias e os 5 Movimentos e disciplinas como História e Filosofia Oriental vão aproximar o aluno do modo Oriental de pensar e sentir o mundo. Ao entender como se processou o pensamento do povo do oriente ao longo dos séculos (em suas bases não cartesianas e não dicotômicas), torna-se mais fácil o entendimento da acupuntura como ciência.

• Dinâmica Vital: em Fisiologia Energética você aprenderá as Funções dos Órgãos e Vísceras e a formação das Substâncias.

• Doutrina Médica: o aluno conhecerá algumas das causas patológicas segundo a tradição chinesa em Etiopatogenia.

• Diagnose: inicia-se com a Semiologia e Propedêutica, onde são discutidos os significados dos sintomas e sinais, seguidas das aulas de Fisiopatologia, onde o aluno aprende todas as formas de diagnóstico próprias desta Racionalidade Médica: Ba gang bian zheng (método dos oito princípios), Liu jing bian zheng (diagnóstico pelas seis camadas), Wei qi xue bian zheng (diagnóstico pelos quatro níveis), San Jiao bian zheng (diagnóstico pelo Triplo Aquecedor), Bing yin bian zheng (diagnóstico pela origem da doença), Qi xue bian zheng (diagnóstico pelos padrões de Qi e sangue), Jin ye bian zheng (diagnóstico pelos líquidos orgânicos), Wu xing bian zheng (diagnóstico pelas cinco fases), Jing luo bian zheng (diagnóstico pelos canais e colaterais), mas com foco principal no Zangfu bian zheng diagnóstico pelas Órgãos e Vísceras), linha predominante nas principais Universidades chinesas.

• Terapêutica: Nas aulas específicas de Fitoterapia, o aluno terá conhecimentos no uso das substâncias dos Reinos Animal, Mineral e Vegetal em todos os sistemas e disfunções energéticas e patológicas. Serão estudadas as ervas chinesas avulsas, suas substitutas nacionais e as fórmulas patenteadas, permitindo fazer a combinação adequada para cada paciente. A disciplina Dietética possibilitará ao aluno o estudo dos alimentos a partir de uma abordagem energética e terapêutica dentro da ótica da medicina chinesa. O fechamento dos estudos específicos se dá na aula de Estudo de Casos Clínicos em Fitoterapia e Dietética.

• Outras cadeiras fazem parte do programa. Em Metodologia Científica, os alunos se prepararão para os Trabalhos Finais. Em Ética e Legislação e Práticas Integrativas no Sistema Único de Saúde, o aluno conhece as diretrizes nacionais e internacionais que alicerçam esta terapia, as associações de classe e os princípios éticos que deve nortear todo profissional de saúde, em especial nas práticas integrativas e medicinas tradicionais. A disciplina Pedagogia Universitária tem como objeto de estudo o ensino, entendido como prática social da educação.

Durante as Práticas ambulatoriais o aluno exercitará os métodos de avaliação e diagnóstico e indicações de Fitoterápicos e Dietoterapia de acordo com a Medicina tradicional Chinesa.

Nosso corpo docente é o carro chefe da instituição. Apaixonados por Medicina Chinesa e pelo ensino, tem muita disposição em transmitir sua vasta experiência clínica e conhecimento teórico. Além disso, atendem aos requisitos do MEC: 50% são mestres ou doutores. Para conhecer os professores, clique aqui.

Obtenção de Novo Título

A Escola oferece formação continuada. Todos os 5 cursos longos ( Acupuntura, Massoretapia Oriental, Fitoterapia e Alimentação em Medicina Chinesa, Acupuntura Reflexa e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) possuem um ciclo básico comum, permitindo que o aluno complete as cadeiras restantes para receber as demais titulações.

Acupuntura Pós + 9 aulas (180h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Massoterapia Pós
Acupuntura Pós + 10 aulas (200h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Massoterapia Formação
Acupuntura Pós + 7 aulas (140h/a + Prática Ambulatorial Específica)  = Fitoterapia Pós
Acupuntura Pós + 7 aulas (140h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Fitoterapia Formação

Massoterapia Oriental Pós + 15,5 aulas (310h/a + Prática Ambulatorial Específica)  = Acupuntura Pós
Massoterapia Oriental Formação + 14,5 aulas (290h/a + Prática Ambulatorial Específica) = Acupuntura Formação

Fitoterapia Pós + 14 aulas (280h/a + Prática Ambulatorial Específica)= Acupuntura Pós

* Para a obtenção de um título que não esteja exemplificado acima, consultar-nos.

Experiência na China

A Shen organiza programas de Viagem de Estudos e Turismo na China onde os conteúdos vistos ao longo do curso podem ser observados e vivenciados in loco. O programa inclui aulas teóricas e observações em Hospitais, em parceira com a WFCMS (Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa) e com a Academia de Medicina Chinesa da OMS em Pequim.

Público Alvo

A profissão de Fitoterapeuta e Dietoterapeuta são de livre exercício e estão previstas no CBO 3221-25 (Classificação Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho, dentro da ocupação de Terapeuta Holístico.

O título de Formação comprova a capacitação para o pleno exercício da profissão e pode ser obtido por qualquer pessoa que possua segundo grau completo.

Já o título de Pós Graduação Lato Sensu  (emitido em parceria com a Faculdade dos Pinhais) pode ser obtido por qualquer pessoa com diploma de graduação válido em território nacional. Habilita também para a docência em nível superior e para prestar Concurso Público, além da Clínica.

 

Programa

 

• Teorias de Base da Medicina Chinesa
• História e Filosofia Oriental**
• Fisiologia Energética
• Introdução a Fitoterapia Chinesa
• Cultivo Domiciliar: Hortas Caseiras
• Fitoterapia Indígena
• Matéria Médica e Fórmulas I – Tônicos do Yin, do Yang, do Qi e do Sangue
• Etiopatogenia
• Semiologia e Propedêutica
• Fisiopatologia 1
• Fisiopatologia 2
• Matéria Médica e Fórmulas V – Padrões Externos, Respiratórios, Síndromes de Umidade, Calor e Patologias Dolorosas
• Matéria Médica e Fórmulas IV – Fitoterapia Aplicada as Baixas de Imunidade, Infertilidade e Obesidade.
• Matéria Médica e Fórmulas III – Fitoterapia Aplicada aos Padrões Neurovasculares, Emocionais e Mentais
• Metodologia do Trabalho Científico*
• Matéria Médica e Fórmulas II – Fitoterapia Aplicada aos Padrões Gastrointestinais, Ginecológicos e Dermatológicos.
• Alimentação em Medicina Chinesa
• Práticas Integrativas no Sistema Único de Saúde

 

 

**Apenas para alunos de Formação
*Apenas para alunos de Pós Graduação