Formação e Pós Graduação em
Práticas Integrativas
Presencial
Próxima Turma: 05/04
Mensalidades a partir de:
R$ 240
Diferente das formações ocidentais calcadas em uma visão biológica e mecanicista do ser humano, as Práticas Integrativas abordam os indivíduos em sua complexidade, compreendendo as inter-relações entre sintomas, emoções, hábitos e meio ambiente.
Seguindo as recomendações da OMS, a Portaria n. 971 recomenda a implantação de serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares no SUS, criando uma demanda por profissionais capazes de realizar uma escuta acolhedora e que executem com competência técnicas de cuidado eficazes e seguras, que estimulem os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde.
Nosso objetivo é te conduzir por um caminho formativo completo, inserida em uma prática multidisciplinar no trato da saúde humana e contemplando as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde-doença.
Tenho interesse neste curso!
Leila Massière
Diretora
Indicado para quem deseja dominar uma variedade de recursos naturais, simples e eficazes, tornando-se uma profissional de saúde capaz de proporcionar alívio imediato para o sofrimento emocional ou físico, contribuindo para o auto-conhecimento e catalizando profundas transformações em suas interagentes.
Diferente das formações ocidentais calcadas em uma visão biológica e mecanicista do ser humano, a Medicina Chinesa é integrativa e transformadora: aborda os indivíduos em sua complexidade, compreendendo as inter-relações entre sintomas, emoções, hábitos e meio ambiente.
Para quem busca se diferenciar, ampliar sua área de atuação e seus resultados clínicos, renovar seu conhecimento ou mudar de área.
Você vai se tornar um profissional completo, capaz de atender com excelência seu paciente com resultados efetivos.
18 meses
Aulas um fim de semana de cada mês (sábado e domingo), das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Não há diferença no conteúdo das disciplinas e dinâmica do curso. O que diferencia as modalidades é apenas o tipo de certificação. Em ambos os casos a pessoa estará apta ao pleno exercício da profissão.
Pra quem possui diploma de graduação válido em território nacional.
Habilita para docência em nível superior.
Confere pontuação no currículo lattes para fins de concursos públicos
Ao final do curso, você pode solicitar 16 especialidades:
Aromaterapia • Cromoterapia • Fitoterapia Brasileira • Reiki • Radiestesia • Florais de Bach • Reflexologia Podal • Sangria • Ventosaterapia • Moxabustão • Técnicas não invasivas de Acupuntura (Magneto e Stiper) • Alimentação em Medicina Chinesa • Aurículo Acupuntura • Lian Gong • Shiatsu • Guashá.
Conheça as disciplinas:
O programa abarca as terapêuticas integrativas de uso clínico de maior aceitação social, com eficácia comprovada científica e empiricamente, além dos fundamentos culturais e políticos pertinentes.
Estudos sobre Vitalismo e Holismo, as terapêuticas e seu caráter clínico, suas potencialidades e limites de atuação.
Entenda a condição de opostos complementares do Yin-Yang, as 5 Substâncias e os 5 Movimentos.
Diretrizes para o primeiro contato com o paciente, pautado em uma postura ética que implica na escuta acolhedora, no reconhecimento do protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
Estudar o pensamento dos povos do oriente permite questionar as bases cartesianas e dicotômicas da razão ocidental, abrindo espaço para a construção de novos paradigmas, flexibilizando nossas verdades e permitindo entender o universo do outro. A meditação se apresenta como o mais poderoso método para o equilíbrio e autoconhecimento.
Estudo teórico e prático das técnicas de tratamento.
Ciência que utiliza óleos essenciais – substâncias voláteis extremamente concentradas extraídas de plantas aromáticas – de acordo com os efeitos que os mesmos são capazes de provocar no indivíduo.
Utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como a egípcia, indiana, grega e chinesa. A cromoterapia consta dentre as terapêuticas reconhecidas pela OMS desde 1976, na Conferência de Alma-Ata. A vibração que cada cor produz é aplicada com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando desde o nível físico até os mais sutis.
O uso das plantas como remédio é estimulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) não só pela eficácia comprovada no tratamento de diversas enfermidades, mas também por promover a saúde de forma simples, eficiente e de baixo custo. Serão abordadas as plantas mais importantes do Brasil, com ênfase especial nas plantas da região onde se realiza o curso, estudando suas indicações, particularidades e aplicabilidades, com base nos saberes populares brasileiros, assim como as principais cautelas na prescrição de tais substâncias, evitando dosagens tóxicas.
Criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, o Reiki utiliza a energia vital universal “Ki” através da imposição de mãos. Os praticantes canalizam a energia universal para restabelecer o equilíbrio natural, tanto no nível físico como mental e espiritual.
É a arte ou ciência que investiga as radiações naturais dos objetos, ambientes e seres vivos, captadas através de um objeto (pêndulo ou outro aparelho sensível) que amplifique vibrações para então classificá-las de forma a percebermos quais delas são benéficas ou prejudiciais.
O Dr. Edward Bach (médico homeopata, bacteriologista e imunologista) compreendeu que as doenças provém de alterações emocionais e que equilibrá-las é imprescindível para a cura. Em seguida percebeu que as flores veiculam mensagens da natureza que podem ser transmitidas aos indivíduos através das vibrações das essências, trazendo mudanças sutis no padrão de comportamento acompanhadas de uma agradável sensação de conforto e bem-estar. Cada uma das 38 essências florais é indicada para equilibrar uma emoção específica e podem ser usadas individualmente ou misturadas de acordo com o estado emocional do paciente, quebrando velhos hábitos e favorecendo formas mais assertivas de relação com o mundo.
Esta técnica de massagem chinesa trata as desarmonias de todo o corpo através das regiões reflexas dos pés, produzindo importantes efeitos funcionais e relaxamento imediato.
Através de uma pequena punção com lancetas (as mesmas utilizadas para fazer medição de glicose em pacientes diabéticos), a Medicina Tradicional Chinesa recomenda a aplicação desta técnica em pontos de acupuntura específicos para assim obter o efeito desejado – seja a diminuição do calor interno (que desencadeia coceiras, inflamações, hipertensão ou febre), seja a circulação do sangue para alívio de dores locais.
O uso da sucção por vácuo tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes, assim como de circular o sangue estagnado nos músculos, aliviando dores musculares e melhorando o sistema circulatório. Podem também ser utilizadas em deslizamentos, produzindo um “efeito massagem”.
Preparada a partir da Artemísia Vulgaris, uma erva com a propriedade de aquecer profundamente, a Moxa é utilizada em diversos formatos (lã solta, palito, bastão, cones, etc) para aumentar o metabolismo, favorecer a circulação e dispersar condições frias e úmidas (ciatalgias, reumatismos, edemas, etc).
Uma opção para pacientes que não desejam ou não podem se submeter às agulhas. Os magnetos aplicados aos pontos produzem imediatas ações de tonificação (polo sul) ou sedação (polo norte), enquanto as macias pastilhas Stiper são compostas de Silício, capaz de amplificar e ordenar a energia, melhorando o metabolismo e diminuindo dores.
Uma das cinco terapêuticas da Medicina Chinesa, a Dietética não consiste apenas em observar a cor e conhecer o aroma e o sabor dos alimentos. Os chineses conhecem o valor medicinal dos alimentos, sendo um dos fatores mais importantes na manutenção da saúde e cura. Os cinco sabores (doce, azedo, amargo, picante e salgado) equilibram os cinco elementos e os órgãos correspondentes a eles (coração, fígado, Baço/Pâncreas, Pulmões e Rins), proporcionando uma importante ferramenta não apenas para a prática clínica como também para o autocuidado.
Oriunda dos saberes médicos Chineses, este é um dos mais poderosos microssistemas reflexos, utilizado tanto para fins terapêuticos quanto diagnósticos. Conhecida por seus efeitos no auxílio do combate ao fumo e emagrecimento, o microssistema da orelha é um recurso terapêutico de fácil aplicação que atua nas mais diversas desarmonias do sistema psico-físico.
São exercícios terapêuticos criados para a prevenção e o tratamento de dores no corpo, cujos distúrbios têm como elemento comum a obstrução/bloqueio de Qi e do sangue. A prática regular do Lian Gong permite liberar músculos, fáscias, ligamentos e tendões, melhorando e expandindo a amplitude de movimentação como um todo ou agindo numa patologia localizada, além de aumentar a resistência imunológica, promove o fortalecimento físico. Pode ser transmitida a pacientes individuais, favorecendo a autonomia no processo de cura, para grupos terapêuticos ou mesmo para autocuidado por parte do Naturopata.
De origem japonesa, Shiatsu significa pressão com os dedos. Esta massagem atua sobre os canais da acupuntura através de pressões e descompressões, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio da circulação da energia vital Qi. A circulação do Qi quando é fluida, manifesta-se como correto funcionamento dos órgãos, boa disposição física e emoções equilibradas.
Técnica chinesa de raspagem na pele para alívio de dores e outros sintomas.
Conheça o SUS e a Portaria 971, que determina as diretrizes para inserção de profissionais na rede.
01
Presenciais ou na Sala Virtual.
02
Nas Mentorias e Estudos de Caso Online.
03
Atenda pacientes reais na Clínica Escola e vivencie o trabalho Multiprofissional, em uma intensa troca entre Preceptores, Monitores e colegas.
04
Através de Atividades Eletivas, como Relatórios de Atendimento e Disciplinas Aplicadas.
05
Através de atividades auto-avaliativas.
Receita Média Mensal do Terapeuta Integrativo:
Shen significa espírito supremo que habita o coração. É a força da nossa personalidade, nosso brilho no olho, nossa capacidade de agir no mundo.
Fundada na cidade do Recife em abril de 2005, nasceu da necessidade de trabalhar com o que nos amplia e nos faz felizes, gerando resultados positivos para as pessoas ao redor.
O título de Formação habilita para o pleno exercício da profissão, qualquer pessoa pode fazer, não há pré-requisitos.
Já o título de Pós Graduação a qualquer pessoa com diploma de graduação válido em território nacional e conta pontos no Currículo Lattes para fins de Concurso Público.